segunda-feira, 29 de dezembro de 2014

Símbolo Internacional da profissão no BRASIL


Conheça o símbolo internacional da profissão de Bombeiro.

No mundo o símbolo consagrado para Bombeiros tem por base a Cruz da Malta, com uma bela e rica história e significado, leitura obrigatória a todo estudante ou profissional da área. Os princípios e valores apesentados são importantes e se aplicam tanto para profissão quanto para tudo na vida.

simbolo-bombeiro
Os principais motivos para o CNBC iniciar campanha pela adoção deste símbolo internacional para profissão de Bombeiro Civil no Brasil, se entenda todo e qualquer Bombeiro que exerce a profissão em toda e qualquer área ou forma no País e não é militar foram:
  • Oferecer um símbolo com grade valor e significado que eleve também a profissão e o profissional
  • Um símbolo internacional que aproxime o profissional do Brasil aos irmãos de profissão de todo mundo.
  • Um símbolo que pode ser adotado em todo Brasil sem conflito com o de nenhuma entidade militar.
  • Oferecer meio para o profissional ser identificado e reconhecido em todo o País por toda sociedade e também por turistas estrangeiros de todo o mundo.

Um pouco de história...

Antes de mais nada não podemos falar do símbolo em si sem falar sobre o contexto da época em que foi consagrado, vamos a sua história:
Na época das Cruzadas (movimento político-militar religioso europeu da idade média) onde exércitos europeus migraram em campanha para conquistar Jerusalém.
Por volta do ano de 1.100, mercadores se reuniram e fundaram uma casa religiosa com principal objetivo abrigar os peregrinos, como centro religioso do mundo ocidental haviam tantos peregrinos que em pouco tempo a casa abrangeu a caridade e cuidar de doentes e desabrigados, passando a abrigo e hospital, quando foi conhecida como “Ordem dos Hospitalarios”
Abixo imagens de um Cavaleiro Templário, que é outra História, em um Cavaleiro Hospitalário de preto, há rigsitros e mulheres também nos trabalhos, o que era muito incomum na época.
Templario-e-Hospitalariohospitalarias1
Com o aumento de ataques a caravanas que seguiam a cidade, surgiu a necessidade de atender feridos nas estradas próximas a cidade, porém para tal os próprios hospitalários precisavam de segurança para não serem mais vítimas de ataques nas estradas, assim também treinavam e se equipavam para batalhas, passando a ser a “Ordem dos Cavaleiros Hospitalários”. Sendo os percursores do Atendimento Pré Hospitalar (APH).
Para ilustrar a ocasião, um bom filme de 2005 que recomendo é Cruzada, com Orlando Bloom, que faz o papel principal como Balian que se torna cavaleiro, mas nos interessa o papel do ator David Thewlis que faz papel de um Cavaleiro Hospitalário, é facil reconhece-lo pela túnica preta e a cruz de malta branca, não confundir com os templários que tem túnica branca com cruz de pátea vermelha, é de do nosso hospitalário uma das mais belas falas do filme, impressionante por vir de um religioso:
"Não aposte em religião, através da religião eu vi os mais variados fanatismos serem chamados de a vontade de Deus.
A santidade está na ação justa e na coragem de proteger aqueles que não podem
defender a si mesmos e a bondade.
O que Deus deseja está aqui(na cabeça) e aqui(no coração) e
através do que você fizer a cada dia você será um bom homem ou não":
filme-cruzada

E o que isso tudo tem a ver com "Bombeiros"?

Voltando a relação com a profissão de Bombeiro, além dos Hospitalários serem precursores do APH, enquanto Jerusalém estava sob domínio Cristão, houve muitos ataques de exércitos islâmicos a fim de recuperar o solo também sagrado para eles, uma das armas mais devastadores usada contra a cidade era o “fogo sarraceno”, bombas incendiárias poderosas semelhantes ao Nepalm de hoje.
Com os incêndios e inúmeros feridos pelas chamas os Cavaleiros Hospitalários também se especializaram nessa emergência.
Muitos cavaleiros de diversas ordens foram mortos pelo fogo ou socorridos pelos Hospitalários, em retribuição muitos deram ou trocaram seus símbolos de ordem em gratidão e fraternidade, o que originou a tradição de medalhas de honra em formato de Cruz praticada até hoje.
Dai surgiu o vinculo entre Bombeiros e ordem dos Cavaleiros Hospitalários, sendo a Cruz que usavam adotada em toda Europa e de lá para todo mundo pós-medieval. Quanto a Ordem dos Hospitalários foi a única que resistiu ao tempo e continua existindo hoje, hoje seu objetivo principal é a caridade e atendimento hospitalar, que tiver curiosidade pode pesquisar pela “Ordem Soberana e Militar Hospitalária de São João de Jerusalém, de Rodes e de Malta” hoje mesmo sem um território definido possuem moeda, passaporte e embaixadas próprias.
Aliás o nome da Cruz de Malta, se da pelos Hospitalários terem encontrado abrigo por muitos anos na Ilha de Malta após o período das cruzadas.
capa-templarios20100414cruzesdecristo
Falando sobre o símbolo, a Cruz de Malta, só pra apimentar observe os desenhos, como as Cruzes de diversas Ordens eram parecidas, a cruz do símbolo é muito mais para a Cruz Pátea alesada arredondada (conhecida como Cruz Orbital) do que para a Cruz de Malta, é comum se confundir a Cruz de Malta com a de Pátea e outras, mas o Simbolo internacional de Bombeiro é definido como a Cruz de Malta, ou Cruz de São João...
Ou seja, o escudo e símbolo de Bombeiros em todo mundo atribuído a Cruz de Malta, na verdade é sobre a Cruz Pátea alesada e arredondada ou cruz orbital, que não tem problema nenhum pois todas foram derivadas da mesma cruz Pátea e seu significado continua.
Mesmo com a confusão comum sobre as Cruzes, o nome do desenho atribuído ao símbolo dos Bombeiros é a Cruz de Malta, então vamos a ela que tem muitos simbolismos:
120px-Cruz maltamaltese-cross-atual-bombeiros
Essa a esquerda em preto é a Cruz de Malta, bem diferente da qeu costuma ser usada nos simbolos de Bombeiros mundo a fora, em vermelho a direita, que hoje mais se parece com um trevo de 4 folhas, mas é normal que com o tempo existam mudanças e atualizações nos desenhos como bem acontece.
As 4 pontas da cruz em V são como setas apontando ao centro que significam a “união”, no caso dos Bombeiros entre aos membros da própria equipe e entre cada membro com os ideais da causa.

Os significados da Cruz de Malta para o profissional e nos serviços de Bombeiros

Na religião esta cruz tem muitos símbolos: da união homem com Deus representando ainda a força do espírito e o poder da regeneração, a ligação entre céu e terra, o equilíbrio, e muitos mais.
Na prática hoje é um símbolo de honra e valor, boa vontade e sacrifício, sendo inclusive uma condecoração militar em muitos países,
Sua forma é atribuída aos serviços de Bombeiros como a simbologia das 4 petá-las (os 4 pés da cruz) e também das 8 pontas, mesmo as palavras serem claras cabe comentá-las:

Nas 4 pétalas:

  • Bravura,
  • Compaixão,
  • Lealdade ao dever,
  • Coragem
Comentando: Apesar de Bravura e Coragem serem parecidos, nesse contexto são distintos:
  • Bravura – Valente, intrépto, que supera as dificuldades e nãos e deixa abater.
  • Compaixão – Se comover com a dor alheia, ser piedoso e ajudar amigo ou inimigo em dificuldade.
  • Lealdade ao dever – Ser sincero e honesto, fiel a seus compromisos e obrigações.
  • Coragem – Perseverança, força de propósito, que supera seus medos e enfrenta perigo.

Nas 8 pontas:

  • perseverança,
  • lealdade,
  • destreza,
  • clareza,
  • observação,
  • tato,
  • simpatia,
  • bravura
Convêm também cometar o significado nesse contexto:
  • perseverança – Força de vontade para seguir, se manter firme no propósisito, continuar a agir
  • lealdade -  Ser responsável com os compromissos assumidos, ser sincero e honesto com as regras que norteiam sua honra,
  • destreza -  Ter habilidade e agilidade para as tarefas, ter perícia, aptidão e segurnaça em seus atos
  • clareza – Qualidade de perceber e distinguir, conseguir compreender e se comunicar
  • observação – Conseguir observar o meio e a si mesmo com atenção, vigiar as próprias ações, analisar a realidade no instante a sua volta
  • tato – habilidade de conseguir executar ações com cautela e prudência, se necessário de forma sutil com cuidado e delicadesa,
  • simpatia – Ser atencioso a solicitação de outros, se colocar na posição de outros, humildade, vale ainda ser um cavalheiro o sentido de ser educado, gentil e cortez com os outros
  • bravura – conseguir fazer o que precisa mesmo com medo, superar as dificuldades e seguir em frente com energia e boa vontade, acreditando em si e no que faz.
Agora que conhece sua história, lhe convido com o argumento de “haver um novo símbolo padrão internacional sendo adotado em todo Brasil”, a atualizar o símbolo de seu uniforme para o novo.
cartaz-simbolo-bombeiro

Falando sobre o Simbolo internacional da profissão adotado pelo Conselho:

O símbolo foi o mais simples possível para facilitar sua adoção, aplicação e uso.
Foram preservados todos os componentes do símbolo internacional tradicional consagrado, mantidas as inscrições em ingles pela universalização da profissão:
  • FIRE,
  • RESCUE,
  • 1st AID,
  • CNBC
Os termos “FIRE” de incêndio e “RESCUE” de resgate e salvamento, acrescentado os termos “1st AID” de primeiros socorros (e todas as variáveis do termo) e CNBC.
Os termos simples dos lados do símbolo (Fogo ou Incêndio, Resgate e salvamento e Primeiros Socorros) são universais na área de emergência e dão um valor maior ao profissional.
Foi incluído a sigla CNBC , mostrando que o País tem sua entidade nacional de representação, defesa e desenvolvimento da profissão com o qual toda pessoa ou entidade da área pode recorrer.
Está previsto na Norma Nacional de uniforme que este símbolo esteja na manga direita.
Incentivamos que seja adotado por todo profissional Bombeiro, de toa e qualquer área ou forma de execício da profissão.

Agora que conhece e sabe sua História e importância, adote e use esta honra de grande valor e responsabilidade:

simbolo-bombeiro
Por Ivan Campos, Bombeiro Civil, CNBC 010001
Professor e pesquisador
São Paulo-SP Brasil, e-mail ivan@cnbc.org.br
Presidente CNBC Conselho Nacional de Bombeiros Civis, Brasil.
Aviso: este artigo pode ser copiado ou reproduzido, desde que mantenha estas informações:
Autor: Ivan Campos, Publicação de origem: www.cnbc.org.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente Aqui: